sábado, 28 de junho de 2003

Pagando pra ser roubado

Que as privatizações foram,essencialmente, nocivas à população creio não haver dúvidas.
Sempre se baseando em regras contratuais, que nem mesmo o mais bestial dos demônios teve a oportunidade de ler, as operadoras conseguiram que a ANATEL autorizasse aumento das tarifas em 28% (em média).
O presidente Lula entrou na questão e quis que os aumentos fossem revistos. No mesmo dia à noite, a ANATEL (outro antro de salafrários) confirmou o aumento e informou que não se tratava de desrespeito à autoridade do Presidente da República manter os aumentos uma vez que eles seguem regras previstas em contrato (aquele mesmo contrato que nenhum ser vivente nesse país já leu alguma vez).
Ontem o Ministro das Comunicações (Miro Teixeira) disse que o governo vai apoiar qualquer medida que seja tomada contra o aumento e que irá fornecer todo material e orientação aos orgãos de defesa do consumidor e ao Ministério Público.
Este comportamento do governo merece parabéns e puxões de orelha.
Parabéns porque (pelo menos para mim) é a primeira vez que o Governo Federal declara abertamente que se coloca ao lado da nação contra atitudes abusivas e nocivas de alguém, nesse caso, as operadoras de telefonia.
O puxão de orelha fica por conta do seguinte: se o governo tomou essa postura é porque a medida é ou ilegal, ou abusiva. Sendo assim, porque permitiu o aumento? O que está esperando para rediscutir o papel (e necessidade) de uma agência tão ineficiente quanto a ANATEL ???
Seja como for merece atenção esse gesto do governo e é ver que bicho vai dar.
A Telefonica foi condenada a reembolsar (na forma de créditos a todos os assinantes os valores cobrados pelo aumento de tarifa acima da inflação.
A ação que eles perderam se refere exclusivamente ao período de junho de 2000 e maio de 2001. Espera-se que o mesmo ocorra desta vez, e em escala nacional.

Os links visitados para escrever esse artigo foram:
Grana da Telefonica pra você
http://www.abusar.org.br/
http://br.news.yahoo.com/030627/16/cnbn.html
http://br.news.yahoo.com/030627/16/cn9b.html
http://br.news.yahoo.com/030627/16/cmyl.html

Sites que você deve visitar se quiser mais informações sobre ações desse (e de outros tipos)
IDEC
ABUSAR

Nenhum comentário: