07 de setembro
Eu quase nem faço este post. Afinal, nada mais óbvio do que um um blog como o ágora fazer um post sobre o Brasil justo no dia 07 de setembro, dia da independência.
Para aqueles que nesse dias se enchem de sentimentos patrióticos e ufanistas já vou avisando que não é bem este o espírito do post.
-----------------------------------------------
Creio que por trás da palavra independência, estejam conceitos como: soberania, isonomia, liberdade... sobretudo liberdade. Já disseram, certa vez, que "o preço da liberdade é a eterna vigilância" e nesse aspecto, temos(nós brasileiros) sido pouco atentos com nossa liberdade.
Não estou me referindo aos empréstimos com o FMI, nem as ações dos países desenvolvidos de, á socapa, estarem tomando a amazônia do Brasil. Nada disso. Nosso problema de liberdade está aqui dentro.
Não pode ser livre um país que, numa só tacada, liberta 800 pessoas que trabalhavam como escravos!
Não pode ser livre um país cuja estrutura da sociedade marginaliza pessoas. E não dá, não permite que as pessoas ao menos tentem mudar !
Como pode ser livre um país onde bancos faturam valores na casa do bilhões, governos festejam o aumento da arrecadação e, enquanto isso a população não tem emprego, o dinheiro circulando é pouco?
Não é livre um país onde, a cada dia, aumenta a predominância da cultura da futilidade, acima da virtude.
Não é livre um país em que a educação é assunto secundário, e saúde um artigo de luxo.
Não é livre um país que não encara o problema da violência com a devida seriedade e, pior, que se esforça em manter as injustas divisões sociais.
No dia da independência paira no ar um sentimento ufanista, patriótico. Seria melhor se este dia fosse uma espécie de "dia das reflexões nacionais", um dia para se expor - seriamente - os atuais problemas e meios efetivos de solucioná-los.
Isso seria até mais digno com nossas Forças Armadas que só têm participação na vida do país nesta ocasião.
domingo, 7 de setembro de 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário