quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Neves de dezembro

Se, como diz a música, as "águas de março" fecham o verão, o que é que o abre? Pensei muito sobre esta
pergunta e sua resposta mais "lógica" e cheguei à uma conclusão: quem abre o verão são as Neves de dezembro
Se não, vejamos: Com o mês de dezembro vem as férias, fim das aulas, 13º salário e... as tediosas atrações natalinas dos shopping centers!!!
Tais atrações, além de consumir um espaço precioso dos corredores justamente numa época de grande movimento, marcam o início de uma verdadeira "nevasca" muito bem representada com algodão, bolinhas de isopor ou qualquer material que lembre neve !!!

É impressionante ver que ainda existe gente que insista em vincular o natal com neve! Há de aparecer quem diga que a culpa é da população (o consumidor) pois ele é um ser, em geral, tradicionalista e espera ver certas coisas e personagens nesta época do ano. Bem, dizem qualquer coisa mesmo !

Apesar disso, notei que este ano a tal "neve" - aos poucos - vai perdendo sua função. Já estivemos bem próximo do "apocalipse" quando, num natal destes, um shopping center de São Paulo montou uma atração com Mickey Mouse e sua gangue, digo, turma. Numa tacada quase aniquilaram o Papai Noel e Cristo... este, aliás, vem perdendo espaço a cada ano que passa. Talvez, apenas talvez, as pessoas comecem a dar sinais de que está recuperando em si o significado original do natal. Uma época para reflexões com o objetivo de começarmos o novo ano como uma pessoa melhor do que fomos durante os últimos 365 dias.

Nenhum comentário: