domingo, 8 de fevereiro de 2004

O tempo vai passando

Entre a compra de um novo avião e a idéia de trazer touradas para o Brasil, Lula voltou a defender a um controle externo do judiciário. O PT adora criar conselhos para "fiscalizar e incentivar" o que seja, não duvido que exista até mesmo um conselho para realização de festas de aniversário.
O poder judiciário do Brasil é muito ineficiente. Aqui e ali vemos tímidas iniciativas para tentar torná-lo mais ágil e moderno, mas ainda é pouco.
A idéia do controle externo não é má, entretanto eu me pergunto: "fiscalizar" o poder judiciário não é tarefa do poder legislativo. Se não for, estão esperando o que para assim fazer? Pra que perder tempo criando um conselho qualquer que pode ser eliminado numa canetada ???
Salvo engano, o Poder Judiciário já possui dispositivos em sua estrutura que prevêem esta tal fiscalização. Mas ao que parece o governo prefere gastar da pior maneira possível o dinheiro público. Aliás, falando em "gastar" o ministro da fazenda, Antonio Palocci, 'congelou' R$ 6 bilhões do orçamento. Sendo este um governo sem projetos abrangentes para todos os setores ruins do país, a não ser uns 2 ou 3 da área social, fica evidente onde será o maior impacto desse 'pequeno' corte !

Acho que o Poder Judiciário brasileiro tem que ser chamado à sua responsabilidade, sim. Eles, muitas vezes, se portam como se tivessem uma vida à parte do resto do país. É uma questão delicada, e deve ser encarada com inteligência. Usar de demagogia além de não resolver o problema, coloca o equilíbrio político do país em séios perigos.

Nenhum comentário: